Fazenda Experimental


A Estação Experimental da UTFPR/DV é um grande diferencial para formação de recursos humanos nas áreas das ciências agrárias por otimizar as relações entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. A estação experimental conta com o trabalho dedicado de seis técnicos administrativos (2 Agrônomos, 1 zootecnista, 2 veterinários e 1 técnico agrícola)e seis servidores (2 tratoristas, 2 tratador de animais e 2 serviços gerais) que fazem parte da Coordenação da estação experimental (COEXP). Estes servidores trabalham na gestão, organização e coordenação da estação experimental, ajudando no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A estação experimental conta com uma área de 193,1 ha, estruturada em mais de 30 Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNEPE’s). Estas Unepe’s oportunizam o dinamismo nas aulas práticas, atividades de pesquisa e práticas agronômicas, zootécnicas e florestais, com possibilidade de utilização por todos os outros cursos e comunidade.

Em síntese, é uma estrutura muito dinâmica, pois se trabalha com seres vivos (plantas e animais) que dependem de cuidados constantes. A proposta é que a Fazenda Experimental traga modelos de produção e práticas agropecuárias que são passíveis de serem visitadas e tidas como exemplo para agricultores, técnicos e outras estações experimentais. Além disso, trazer e desenvolver tecnologias no ramos da Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal. Fato que tem atraído visitas de técnicos, produtores, empresas, acadêmicos de outras universidades (nacionais e internacionais), professores de outros países.

A seguir apresentamos uma lista de todas as UNEPES que o campus Dois Vizinhos coloca à disposição da comunidade acadêmica para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  1. Estábulo
  2. Abatedouro
  3. Agroindústria
  4. Apicultura
  5. Avicultura de Corte
  6. Avicultura de Corte/Aviário Comercial
  7. Avicultura de Postura
  8. Bovinocultura de Corte
  9. Bovinocultura de Leite
  10. Coturnicultura
  11. Culturas Anuais
  12. Cunicultura
  13. Equinocultura
  14. Estação Meteorológica
  15. Fábrica de Ração
  16. Floresta Nativa
  17. Fruticultura 1
  18. Gestão de Resíduos Sólidos
  19. Jardim
  20. Marcenaria
  21. Mecanização Agrícola
  22. Metabolismo Animal
  23. Olericultura
  24. Ovinocultura e Caprinocultura
  25. Piscicultura
  26. Povoamento Florestal
  27. Restauração Ecológica
  28. Suinocultura
  29. Viveiro Florestal
  30. Viveiro Horticultura
  31. Sala De recepção e secagem
  32. Gestão de resíduos Sólidos