O Centro Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas – CALEM, no Campus Dois Vizinhos da UTFPR oferta cursos de línguas estrangeiras desde o ano de 2013.

No CALEM, o aluno encontra professores qualificados e os cursos são gratuitos!

As turmas são semestrais e as matrículas acontecem por meio de edital lançado pela DIRGRAD todo início de semestre.

Os cursos são destinados a atender, prioritariamente, os alunos de graduação, pós-graduação e servidores da UTFPR-DV. As aulas acontecem no próprio Campus da UTFPR de Dois Vizinhos, em diferentes níveis de proficiência e horários. Portanto, podem ingressar alunos sem nenhum conhecimento e também aqueles que já estudaram anteriormente e desejam seguir estudando a língua. Nesse caso, esse aluno passa por teste de nivelamento para encontrar a turma adequada, de acordo com seu conhecimento.

No Inglês, temos três modalidades:

Modalidade 1

Essa modalidade tem como objetivo desenvolver as 04 habilidades necessárias à aquisição de uma língua estrangeira: compreensão escrita (reading), compreensão auditiva (listening), produção oral (speaking) e produção escrita (writing). Essa modalidade é dividida em 8 níveis, totalizando uma carga horária de 300 horas/aula.

Modalidade 2

Essa modalidade, Inglês- Leitura para fins específicos, tem como foco desenvolver a habilidade de compreensão da escrita, ou seja, a leitura (reading). As outras habilidades comunicativas também são envolvidas no curso, mesmo que com menor ênfase, pois na prática elas não aparecem separadamente. Essa modalidade é dividida em 4 níveis, totalizando uma carga horária de 150 horas/aula.

Modalidade 3

Essa modalidade tem como foco desenvolver a habilidade de produção oral (speaking), a fala. As outras habilidades comunicativas também são envolvidas no curso, mesmo que com menor ênfase, pois na prática elas não aparecem separadamente. Essa modalidade é dividida em 6 níveis, totalizando uma carga horária de 192 horas/aula.

O CALEM oferta, frequentemente, cursos de língua inglesa. Também já ofertou cursos de língua alemã e de língua francesa.

Além dos cursos regulares de línguas, o CALEM-DV realiza exames de proficiência para alunos de pós-graduação, eventos culturais e científicos.

E-mail:   calem-dv@utfpr.edu.br