A Estação Experimental da UTFPR/DV é um grande diferencial para formação de recursos humanos nas áreas das ciências agrárias por otimizar as relações entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. A estação experimental conta com o trabalho dedicado de sete servidores efetivos: 1 assistente em administração, 2 agrônomos, 2 zootecnistas, 1 veterinário e 2 técnicos em agropecuária, além de seis servidores terceirizados: 2 tratoristas, 2 tratadores de animais e 2 auxiliares de serviços gerais que fazem parte da Coordenação da estação experimental (COEXP). Estes servidores trabalham na gestão, organização e coordenação da estação experimental, ajudando no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A estação experimental conta com uma área de 193,1 ha, estruturada em mais de 30 Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNEPEs). Estas UNEPEs oportunizam o dinamismo nas aulas práticas, atividades de pesquisa e práticas agronômicas, zootécnicas e florestais, com possibilidade de utilização por todos os outros cursos e comunidade.

Em síntese, é uma estrutura muito dinâmica, pois se trabalha com seres vivos (plantas e animais) que dependem de cuidados constantes. A proposta é que a Fazenda Experimental traga modelos de produção e práticas agropecuárias que são passíveis de serem visitadas e tidas como exemplo para agricultores, técnicos e outras estações experimentais. Além disso, trazer e desenvolver tecnologias nos ramos da Agronomia, Zootecnia e Engenharia Florestal. Fato que tem atraído visitas de técnicos, produtores, empresas, acadêmicos de outras universidades (nacionais e internacionais), professores de outros países.

A seguir apresentamos uma lista de todas as UNEPES que o campus Dois Vizinhos coloca à disposição da comunidade acadêmica para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

  1. Abatedouro e Sanidade Animal
  2. Agroindústria
  3. Apicultura
  4. Avicultura de Corte
  5. Avicultura de Postura
  6. Bovinocultura de Corte
  7. Bovinocultura de Leite
  8. Coturnicultura e outras aves domésticas
  9. Culturas Anuais
  10. Cunicultura
  11. Equinocultura
  12. Fábrica de Rações
  13. Floresta Nativa (Trilha Ecológica)
  14. Forragicultura
  15. Fruticultura
  16. Gestão de Resíduos Sólidos
  17. Jardim
  18. Mecanização Agrícola e Florestal
  19. Olericultura/Horta Medicinal
  20. Orgânica
  21. Ovinocaprinocultura
  22. Piscicultura
  23. Povoamentos Florestais
  24. Processamento e Produtos Florestais
  25. Recepção e Secagem
  26. Restauração Ecológica
  27. Sistemas Agroflorestais
  28. Solos
  29. Suinocultura
  30. Viveiro de Plantas Hortícolas
  31. Viveiro Florestal

Quer saber mais sobre as unidades de ensino, pesquisa e extensão? Entre em contato com coexp-dv@utfpr.edu.br