A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus.

Dom Quixote - Cervantes

NOTÍCIAS DA SEMANA

AUSÊNCIA DA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E ASSESSORA

Durante os dias 27 a 29 de setembro a Diretora de Graduação, Marina Celant De Prá juntamente com a assessora Raquel de Almeida Rocha estarão participando do 25º Fórum Nacional do Ensino Superior (FNESP) em São Paulo. O evento ocorre nos dias 28 e 29 e o deslocamento no dia 27. Responde pelo setor, durante esse período, o servidor Gustavo Jansen de Souza Santos.

AUTENTICAÇÃO ADMINISTRATIVA - ÚLTIMO DIA

O estudante que não realizar a Autenticação Administrativa, terá a sua matrícula BLOQUEADA no dia 29/09/2023, perdendo o acesso ao Portal do Aluno, App etc. O estudante que tiver a matrícula bloqueada, poderá regularizá-la até o dia 09/11/2023. O estudante que não regularizar até o dia 09/11/2023, perderá o direito à vaga e será desligado do curso no dia 10/11/2023.

Para Quem: todos os calouros ingressantes em 2023/2
Período: 29/08/2023 a 28/09/2023
Horário: 09:30 às 20:30
Local: DERAC - Departamento de Registros Acadêmicos (Bloco A1 - Sala 3)

Deverão ser apresentados os seguintes documentos pessoais e acadêmicos:

  • Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente
  • RG e CPF
  • Certidão de Nascimento/Casamento
  • Serviço Militar (para o estudante do sexo masculino)
  • Declarações
Confira a orientação correta

IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E HUMANA

Estamos divulgando o questionário de uma pesquisa de doutorado desenvolvida por um servidor da DIRGRAD da UTFPR Toledo e que pretende compreender a importância da formação humanística nas comunidades acadêmicas. Para participar, basta acessar o formulário pelo botão abaixo. Ressaltamos que este estudo recebeu aprovação do Conselho de Ética da Unioeste.

Link do Formulário

LISTA DOS SEGURADOS DE SETEMBRO

Considerando o disposto no Contrato nº 01/2022 (com respectivo Termo Aditivo, prorrogando a vigência para até 07/03/2024), pelo qual a UTFPR contratou com a empresa STARR INTERNACIONAL BRASIL SEGURADORA S.A. seguro contra acidentes pessoais para os/as estudantes do Ensino Médio Técnico, Graduação, Pós-Graduação Stricto Sensu, estagiários/as matriculados/as pertencentes a UTFPR e estagiários/as pertencentes a outras IES com atividades vinculadas à UTFPR, entre outros e considerando a lista informada de segurados do mês de SETEMBRO de 2023, comunicamos que encontra-se disponível os dados relativos aos Certificados Individuais dos Segurados (CIS) das 31.419 pessoas seguradas, correspondente a apólice nº 4928.2022.01.0982.01679, com vigência estabelecida para até o dia 07/10/2023, para conhecimento e, se requerido, compartilhamento com o/a segurado/a ou seu representante legal demandante.

Em tempo, recomendamos pelo máximo de cuidado com o trato dos dados e informações constantes nos documentos disponibilizados, devendo ser compartilhados apenas para o/a segurado/a ou seu representante legal, e informado apenas o estritamente necessário para assegurar-lhes o acesso às garantias e benefícios do seguro.

Em caso de dificuldades para acessar algum dos documentos disponibilizados, informe-nos para que possamos auxiliar.

Informações adicionais sobre o seguro podem ser encontradas na página Seguro contra acidentes.

Seguro contra acidentes

LEMBRETES ANTERIORES

FÉRIAS DE SETORES DA DIRGRAD

SEGEA - O servidor Jean Carlo Nogueira Baron estará de férias entre os dias 11/09 e 28/09/2023. Responde pelo setor, durante esse período, a servidora Érica Watanabe Macedo.

USO DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO

Atenção usuário de laboratório de ensino, irá usar materiais e equipamentos pertencentes aos laboratórios? De acordo com a IN DIRGRAD-DV/UTFPR nº 2, de 05 de novembro de 2021, esses materiais e equipamentos deverão ser utilizados prioritariamente dentro dos laboratórios de ensino. Somente será permitida a retirada mediante autorização do responsável pelo ambiente. Restam dúvidas? Entre em contato com o responsável.

Instrução Normativa

CHAVES DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO

Atenção usuário de laboratório de ensino,você precisa da chave de acesso ao ambiente? De acordo com a IN DIRGRAD-DV/UTFPR nº 2, de 05 de novembro de 2021, o responsável pelo laboratório é quem deve autorizar junto ao DESEG a distribuição de chaves dos Laboratórios e Unepes e estabelecer um mecanismo de controle de empréstimos; levantamento de demandas de materiais de custeio é elaborado anualmente pelos responsáveis e técnicos de laboratório, após consulta aos professores usuários. Restam dúvidas? Entre em contato com o responsável pelo espaço.

Responsáveis pelos Laboratórios

Editais Abertos

REGULAMENTO DO I MEU PROJETO É DESTAQUE

Ei, estudante! Você participa de projeto de extensão ou de ensino? Então participe do I Meu Projeto é Destaque e divulgue o trabalho da sua equipe. Esse edital, promovido pela DIRGRAD e DIREC, tem como objetivo divulgar e premiar os melhores projetos desenvolvidos aqui no campus. Os participantes concorrem a bolsas de até R$1.200,00. Não fique de fora! Junte sua equipe de projeto e se inscreva! As inscrições vão até 02/10/2023.

Edital Completo

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET GRUPO PET ZOOTECNIA

O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As inscrições estão abertas até o dia 05/10/2023.

Edital Completo

SELEÇÃO BOLSISTAS GRUPO PET CONEXÕES DOS SABERES – AGRICULTURA FAMILIAR – SABERES E FAZERES DA VIDA NO CAMPO

O Programa de Educação Tutorial – PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados à partir de formações de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As inscrições estão abertas até o dia 07/10/2023.

Edital Completo

Quer acessar um edital que já está em andamento? Eles estão no site da DIRGRAD-DV.

Editais em Andamento

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DOS SETORES

Diretoria de Graduação - DIRGRAD
Segunda a sexta, das 08:00 horas às 17:00 horas

Secretaria de Bacharelados e Licenciaturas - SELIB
Segunda a sexta, das 07:30 horas às 16:30 horas

Secretaria de Bacharelados e Licenciaturas - SELIB - LABORATÓRIOS
Segunda a sexta, das 07:00 horas às 19:00 horas (Sala de Preparo do G10)

Secretaria de Bacharelados e Licenciaturas - SELIB - COORDENAÇÕES
Segunda a sexta, das 08:00 horas às 17:00 horas (COAGR, COCAM, COEBB, COENF e COZOO)
Segunda a sexta, das 13:00 horas às 21:00 horas (COBIO e COENS)

Secretaria de Gestão Acadêmica - SEGEA
Segunda a sexta, das 08:00 horas às 17:00 horas

Departamento de Registros Acadêmicos - DERAC
Segunda a sexta, das 09:00 horas às 21:00 horas

Departamento de Biblioteca
Segunda a sexta, das 07:30 horas às 22:00 horas

Departamento de Educação - DEPED
Segunda a sexta, das 08:00 horas às 17:00 horas
Horários de atendimento dos servidores do NUAPE, NUENS, NAI e DEPED, estão disponíveis no botão abaixo:

Horários DEPED

Clique aqui para participar da Lista de Transmissão da DIRGRAD!

insta insta face email calendario